Durante todas as etapas da temporada 2023, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade (Moto1000GP) promove ações de responsabilidade social em cada região por onde passa. Desta vez, foi na cidade de Cascavel, oeste do estado do Paraná, entre os dias 25 e 27 de agosto, que, com o apoio da Prefeitura Municipal e instituições públicas e privadas foram realizadas ações beneficentes no Autódromo Internacional de Cascavel, Zilmar Beux.
No dia 25, sexta-feira, as 13h, dezenas de estudantes (entre 8 e 11 anos) da Escola Municipal Ireni Rikli, foram transportadas pelo super ônibus da equipe M78 da escola ao autódromo internacional onde foram recebidas de braços abertos por toda equipe do Moto1000GP para receberem diversos brindes da Yamaha Racing Brasil e Concessionária Yamaha Bibbos e, as primeiras orientações junto ao diretor Moto1000GP, Donato Khouri sobre segurança e comportamento durante a visita aos padoocks, boxes e pit-lane, locais onde se concentram as equipes, motos e pilotos que participam do campeonato. Nestes locais os participantes puderam conhecer, tirar fotos e interagir com os atletas, assim como integrantes das equipes, jornalistas, influencers, fotógrafos, cinegrafistas e diversos profissionais que atuam no esporte.
Na sequência as crianças foram direcionadas em fila à sala de palestra quando receberam a palestra educativa com o Capitão da Polícia Militar do Paraná, Roberto Damião Tavares, que abordou o tema: “Segurança no Trânsito”, tão importante para a vida social e segurança dos cidadãos. Outro destaque foi a presença do Jornalista Celso Miranda, do BandSports, com o tema: “O mundo do Motociclismo”, seguido pelo Coordenador Técnico e comentarista da Yamalube R3 bLU cRU, Gian Calabrese, que palestrou sobre “Curiosidades da pista, pilotos e equipamentos de segurança”, momento em que os participantes também foram saudados e acompanhados por representantes e autoridades da Prefeitura e Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.
Após um dia intenso de atividades, os participantes lancharam e direcionados para a atividade da “Oficina Cultural” com Caroline Boccuzzi, onde trabalharam habilidades motoras, comunicativas e alfabéticas. No encerramento das atividades educacionais as crianças receberam pipoca e algodão doce.
Durante a etapa foi realizada a arrecadação de alimentos destinados à Prefeitura de Cascavel.
As ações de Responsabilidade Social tiveram a realização de Yamaha Racing Brasil e Instituto M78, o apoio do Moto1000GP, Yamaha Bibbos e Prefeitura Municipal de Cascavel, idealização e execução M78 e Augusto Yamasaki Advogados.