Uma nova geração de pilotos para o mundo

Yamaha R-Series: instabilidade climática desafia pilotos em Cascavel - PR

Chuva, ventania e sol em uma única rodada proporcionam muita emoção e adrenalina na quarta etapa da temporada, com momentos de tirar o fôlego e disputas dramáticas do início ao fim das provas

Yamaha R-Series: instabilidade climática desafia pilotos em Cascavel - PR

O grande público que pôde acompanhar as provas da R-Series pela quarta etapa em Cascavel (PR) - Yamaha R15 e Yamalube R3 - ao vivo pelo YouTube da Yamaha Racing Brasil e pelo canal de TV BandSports, vibrou com as emocionantes e dramáticas disputas levadas ao extremo por um fator a mais, a instabilidade climática durante todo o fim de semana. 

A previsão de clima instável se confirmou quando os pilotos foram para a pista na sexta-feira com pneus de chuva para os primeiros treinos livres do fim de semana. 

Inicialmente realizados com o piso molhado e finalizados no piso seco, fator que exigiu mais habilidade e estratégia dos pilotos nos treinos, no sábado o clima permaneceu instável, mas a chuva deu uma trégua e os pilotos de todas as categorias puderam realizar o terceiro treino e a Supepole com o piso em condição seca e pneus slick (liso) pela primeira vez na rodada. 

Desta forma, na Yamaha R15 bLU cRU Latin America (9 a 15 anos de idade) o garoto argentino Benjamin Peralta, até então vice-líder do campeonato conquistou o lugar de honra para o grid de largada. Enquanto no Yamalube R3 bLu cRU LA Talent (12 a 22 anos de idade) Mario Salles foi o autor da Superpole, e na R3 Cup (a partir de 23 anos) a grande surpresa foi o italiano Roberto Tamburini que participou como convidado e cravou a Superpole em sua primeira participação na categoria. 
Realizadas ainda no sábado, a Yamaha R15 deu início as provas do dia e o piloto Miguel Garcia que largou em terceiro no grid pulou na frente na primeira curva dando início a uma disputa épica entre os pilotos-mirins. Peralta deu o troco enquanto um pelotão de oito pilotos se formou para a disputa final em oito voltas que só se confirmou para formação do pódio na linha de chegada, com Pedro Miguel passando em primeiro, mas penalizado por queima de largada após uma manobra espetacular na última curva, ficando então o brasileiro Miguel Garcia com a primeira colocação, seguido de Henry Krug em segundo e o argentino Benjamin Peralta em terceiro, retornando a liderança do campeonato. 

Na sequência do dia a instabilidade climática adiou a categoria R3 Talent para domingo, e na R3 Cup realizada com o piso seco, mas com partes molhadas e pneus de chuva proporcionou uma prova dramática, com o pole position Roberto Tamburini surpreendendo a todos nas curvas finais para vencer em sua estreia na competição. Jonas Vieira foi o segundo com Alex Schultz em terceiro fechando o pódio da corrida 1. Neste momento o argentino Lucas Gutierrez, quarto colocado na prova assume a liderança do campeonato a frente do brasileiro Fabricio Zamperetti que finalizou em sexto. 

Sob o sol que esquentou o asfalto de Cascavel, o domingo trouxe um cenário totalmente diferente para os pilotos da Yamaha R3 Talent e Cup. Uma receita perfeita para que as disputas ficassem ainda mais parelhas. Na Talent a primeira do dia, com a corrida 1 adiada para o domingo a disputa foi histórica, 13 pilotos lutaram pela vitória até a bandeirada, mas que foi interrompida por bandeira vermelha e uma nova largada para apenas cinco voltas gerou ainda mais emoção quando ao final o líder da categoria Aymon Bocanegra venceu por 5 milésimos de segundo para Mario Salles, seguido por Leonardo Marques que completou o pódio. 

Pela Cup, mais uma prova intensa de disputas, no entanto pelo segundo lugar, já que o italiano Roberto Tamburini abriu uma vantagem de mais de 9 segundo para o piloto argentino Lucas Gutierrez, com novamente Alex Schultz confirmando o pódio na terceira colocação. 

De volta as pistas, a R3 Talent realizou a corrida 2, desta vez com Mario Salles vencendo a disputa com o peruano Aymon Bocanegra, seguido por João Teixeira que completou o pódio 2 da categoria no fim de semana. 

O campeonato segue para as duas rodadas finais que definirão os campeões das categorias R15, R3 Talent e Cup. Todas as corridas estão disponíveis no Youtube da Yamaha Racing Brasil, assim como a classificação dos pilotos, notícias, calendários e muito mais.  
 
Pódios da 4° etapa, Cascavel: 
 
Yamaha R15 bLU cRU Championship Latin America 
Miguel Garcia (Brasil) 
Henry Krug (Brasil) 
Benjamin Peralta (Argentina) 
 
Yamalube R3 bLU cRU Championship Latin America, Talent 

Corrida 1 

Aymon Bocanegra (Peru) 
Mario Salles (Brasil) 
Leonardo Marques (Brasil) 

Corrida 2 
Mario Salles (Brasil) 
Aymon Bocanegra (Peru) 
João Teixeira (Brasil) 

Yamalube R3 bLU cRU Championship Latin America, Cup 

Corrida 1 
Roberto Tamburini (Itália) 
Jonas Vieira (Brasil) 
Alex Schultz (Brasil) 

Corrida 2 
Roberto Tamburini (Itália) 
Lucas Gutierrez (Argentina) 
Alex Schultz (Brasil) 
 
Emocionante e dramática! Etapa de Cascavel  
Ação, emoção e drama! Os efeitos climáticos e a fase final apimentam etapa de Cascavel no R-Series