Uma nova geração de pilotos para o mundo

R-Series retorna à Cascavel, etapa paranaense abre a segunda metade da emocionante temporada 2024

Apenas um ponto separa os líderes dos campeonatos Yamalube R3 bLU cRU América Latina - Talent e Cup. Inédito Yamaha R15 bLU cRU América Latina soma três vencedores diferentes em três vitórias e disputas por milésimos

R-Series retorna à Cascavel, etapa paranaense abre a segunda metade da emocionante temporada 2024

O que já é considerada uma temporada histórica da linha R-Series nas pistas, competições monomarcas com motos superesportivas da Yamaha R15 e R3, os campeonatos seguem as disputas entre os dias 18 e 20 de outubro, ao desafiador Circuito Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, para o início da segunda metade da emocionante temporada 2024 que chega à um dos momentos mais importantes e decisivos para os pilotos candidatos ao título das respectivas categorias. 

Ao passo que a soma de pontos em três rodadas está definida, é hora de conhecermos os pilotos que estarão mais fortes nas três rodadas seguintes, quando a consistência e evolução para lutarem por pódios e vitórias nesta fase final certamente farão a diferença em busca do título latino-americano de R15 e R3 (Talent e Cup). 

Definitivamente focados em busca de realizarem os mais altos sonhos já disponíveis para se tornarem um piloto de motovelocidade, o Yamaha R15 bLU cRU LA Championship é o primeiro passo e o mais importante para jovens entre 9 e 15 anos de idade neste esporte em toda a América Latina, e a disputa entre brasileiros e argentinos está acirrada após todas as corridas serem definidas por milésimos e centésimos de segundo. Até aqui, o paulista de 12 anos, Enzo Ximenes lidera a competição com 58 pontos, somando uma vitória, um segundo e um quarto lugar. Com apenas quatro pontos atrás a sensação argentina tem sido o piloto de San Carlos que soma 54 pontos, Benjamin Peralta de 13 anos venceu a etapa de estreia e se mostra um grande postulante ao título, seguido pelo brasileiro Pedro Miguel de 13 anos que ainda não venceu, mas tem uma boa consistência na pontuação. O argentino Valentino Milone, também de 13 anos, que venceu a etapa passada disputada em Cascavel, certamente irá querer repetir o feito enquanto soma 45 pontos em quinto colocado na classificação com apenas 13 pontos do líder. 

Contudo, a próxima disputa em Cascavel promete ser um ponto crucial para todos os 15 inscritos já que a categoria conta com apenas uma prova por etapa e 75 pontos em jogo que devem afunilar a pontuação a partir da próxima prova em relação ao título que premiará o Campeão com um passo acima junto a temporada 2025 na R3 Talent, com total subsídio da Yamaha Racing Brasil. 

Enquanto os pilotos-mirins miram no próximo degrau de suas carreiras através da R15, na R3 Talent, para pilotos de 12 a 22 anos, o objetivo principal para Campeão e Vice está no início de uma carreira internacional quando as premiações os lança para o Mundial de R3 no próximo ano. Tão sonhadas as vagas quanto disputadas em rodadas duplas por etapa, um único ponto separa o líder do vice-líder com o peruano Aymon Bocanegra em vantagem ao somar 94 pontos, com uma vitória, dois segundos lugares e um terceiro. “No vácuo” da classificação e 93 pontos conquistados, o paranaense Mario Salles, 16 anos, soma duas vitórias e dois terceiros lugares como melhores resultados em seis provas disputadas durante as três etapas realizadas até aqui. Cauã Rodrigues, 16 anos, vem em terceiro com 81 pontos, ele ainda não venceu ete ano mas tem mostrado boa regularidade na soma de pontos e pódios. A lista de novos talentos Missão 78 com vitória nesta temporada já soma cinco pilotos diferentes e pode aumentar a partir de Cascavel. 

Não diferente na R3 Cup, para pilotos com idade a partir de 23 anos, novamente um ponto separa o líder do vice. Nesta classificação, o paulistano Fabrizio Zamperetti, 41 anos, já soma 104 pontos e três vitórias, contra 103 pontos e duas vitórias do argentino Lucas Gutierrez de 27 anos. Para Cascavel, Zamperetti pretende se redimir após queda, enquanto Gutierrez quer repetir os feitos com vitória e segundo lugar nesta pista. Apenas 28 pontos separam os cinco primeiros com Aelx Schultz em terceiro, 94 pontos, Jonas Vieira, 87, e a chilena Isis Carreño com 76, que deve voltar após recuperação física.Ela somou quatro pódios e “zerou” após ausência na etapa passada em Cascavel. 
As provas (sábado e domingo) contam com transmissão ao vivo pelo canal YouTube da Yamaha Racing Brasil e canal de TV BandSports. 
 
Classificação três primeiros, R-Series 2024: 
 
Yamaha R15 bLU cRU Latin America Championship 
1 – Enzo Ximenes, Brasil – 58 pontos 
2 – Benjamin Peralta, Argentina – 54 
3 – Pedro Miguel, Brasil – 46 
 
Yamalube R3 bLU cRU Latin America Championship “Talent” (12 a 22 anos) 
1 – Aymon Bocanegra, Peru – 94 pontos 
2 – Mario Salles, Brasil – 93 
3 - Cauâ Rodrigues, Brasil – 81 
 
Yamalube R3 bLU cRU Latin America Championship “CUP” (a partir 23 anos) 
1 - Fabrício Zamperetti, Brasil – 104 
2 – Lucas Gutierrez, Argentina – 103 
3 – Alex Schultz, Brasil - 94