Cerca de 50 estudantes da cidade de Curvelo, região central do estado de Minas Gerais, estiveram presentes na quinta etapa da Yamalube R3 bLU cRU, realizada no Circuito dos Cristais, para um dia recheado de atividades recreativas e educacionais com palestras junto a Polícia Militar de Minas Gerais e profissionais da área de comunicação desta competição latino-americana.
As crianças de 10 a 12 anos de idade foram transportadas ao circuito pelo ônibus da Secretaria Municipal de Curvelo, quando as 13:30h da sexta-feira (6) foram recebidas pelo time do Instituto M78 para o início das atividades.
Os primeiros passos da turma foram pelos boxes e paddocks do autódromo junto ao coordenador Donato Khouri para conhecerem de perto as motos, pilotos e integrantes do time Yamaha. Durante toda visita puderam tirar fotos e ganhar autógrafos com os jovens talentos da competição da motovelocidade e também conhecer como o esporte do motociclismo é realizado e praticado.
Com apoio da Yamaha e o concessionário local Carmo Motos, todas as crianças receberam um Kit Especial de boas-vindas com mochila, boné e material escolar. Na sequência, junto a coordenadora e quatro professores da Escola Municipal Padre Celso de Carvalho, os alunos seguiram para as palestras educativas e recreativas.
O primeiro palestrante foi o jornalista Celso Miranda do canal de TV BandSports, que abordou os temas relacionados ao “mundo do motociclismo”, o motociclismo nas pistas e no trânsito, e sobre profissões e profissionais de diversas áreas envolvidos durante uma temporada de competição.
Sobre cidadania, segurança e educação, o Soldado Ricardo Ribeiro da Polícia Militar de Minas Gerais deu sequência as palestras com o tema “Pedestres e a segurança no trânsito”, seguido pelo também jornalista e coordenador técnico de pilotos, Gian Calabrese, que falou sobre as curiosidades e importância do circuito local, das motos e dos pilotos, além da presença de pilotos para um bate-papo sobre as curiosidades com os estudantes.
Após as palestras as crianças também se divertiram durante a atividade cultural circense realizada pelo artista Jesus Gamboa, seguido por um lanche (achocolatado, fruta e sanduiche) programado para as 15:30h junto a atividade recreativa pedagógica de encerramento, quando receberam um certificado de participação com pipoca e algodão doce, e cerca de 250 ingressos do evento distribuídos entre os participantes, amigos e familiares.
Já como uma tradição em todas as etapas por onde passa, as ações sociais e recreativas além de filantrópicas promovidas pelo Instituto Missão 78 segue para Goiânia, Goiás, entre os dias 10 e 12 de novembro.
O evento no Circuito dos Cristais, em Curvelo, MG, contou com apoio da Prefeitura de Curvelo, Carmo Motos e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.