Se 2022 foi extraordinário para a nova geração de pilotos brasileiros no exterior, 2023 já começou tão quão emocionante para o time AD78 Latin America, com vitória e pódios no primeiro desafio do ESBK, na Espanha.
Parte do programa de treinamento dos jovens talentos M78 (formados no Brasil) para as competições internacionais, a disputa da primeira etapa do campeonato espanhol teve Enzo Valentim, 18 anos, no pódio, com a terceira colocação na Race1, disputada no sábado (1), e vitória de Gustavo Manso na Race2, no domingo (2), quando nossa bandeira brasileira subiu duas vezes ao pódio durante o fim de semana no tradicional circuito espanhol.
O Campeonato de Espanã de Superbike – ESBK/RFME, trata-se do mais alto nível de treinamento no mundo para a categoria Supersport300, especialmente para pilotos que disputarão o mundial e europeu, que é o caso dos nossos brasileiros, quando nesta primeira etapa pilotos de nove países e um batalhão de doze pilotos espanhóis encheram o grid de largada.
No sábado (1) de classificatórios para o grid de largada, Manso foi o quarto, e Valentim oitavo. Na primeira prova, Valentim foi destaque conquistando a terceira colocação com a segunda melhor volta da corrida. Manso teve problemas técnicos e não terminou. No domingo (2), Manso surpreendeu largando de 12° rumo à vitória que conquistou na linha de chegada a 0.058 (centésimos de segundo) do segundo colocado. Após um choque com outro piloto na prova, Valentim finalizou em 21° depois da queda.
Enzo Valentim fará sua estreia no Mundial como piloto permanente no Mundial de Supersport300, após conquistar a vaga com o título europeu em 2022, enquanto Gustavo Manso (bicampeão - R3 América Latina) fará sua segunda temporada na R3 Europa, categoria na qual foi o quarto colocado na com três vitórias em 2022. Manso, nesta etapa de Jerez substituiu Humberto Turquinho (17 anos), que se recupera de lesão do punho direito para sua segunda temporada, com estreia marcada para 21 de abril, em Assen, na Holanda.
Há cerca de duas semanas os pilotos chegaram à Espanha, treinaram em Alcarráz na Catalunha, se ambientaram e contaram com trabalho intensivo físico e psicológico antes das provas em Jerez.
Confira os depoimentos e imagens:
Enzo Valentim
“Foi um bom início de pré-temporada, nos dois dias de treinos em Alcarráz encontramos um bom ritmo fomos muito rápidos e conseguimos bater o recorde do circuito, o que foi muito positivo para mim e para a equipe. Já em Jerez, na Corrida 1, não achei o acerto ideal da moto, no final da corrida perdi muita aderência e não pude lutar pela vitória, mas conseguimos garantir um pódio. Na segunda prova, infelizmente tive um problema na freada da curva um, enquanto ultrapassava um piloto, acabei caindo junto com outro piloto. Retornei e finalizei a prova em 21°, uma pena porque tínhamos um ritmo muito bom. Agora estamos focados na preparação para o próximo etapa em Aragón, a segunda etapa do espanhol, quando retorno a Espanha para esta última prova de pré-temporada antes da estreia do mundial em Assen, dias 21 a 23 de abril, na Holanda.”
Gustavo Manso
“Chegamos à Espanha para os testes de World Superbike, vim substituir o Humberto ‘Turquinho’ Maier. O primeiro desafio foi em Alcarráz, pista que não conhecia, foram dois dias de testes muito positivos, e pude ser bem rápido nesta pista e aprender muito sobre os acertos da moto. Passamos cerca de duas semanas na Espanha, fazendo um trabalho físico intenso para seguirmos para a primeira etapa do espanhol em Jerez. Lá, consegui ser bem rápido desde o início na sexta-feira com a moto muito bem acertada e ser o mais rápido dos treinos livres. No sábado conquistei um quarto para o grid de largada, mas tive alguns problemas técnicos na Corrida 1 em que não consegui completar. No domingo larguei em 12°, fiz uma boa largada e mantive um bom ritmo no primeiro pelotão, lutando até a última curva onde consegui a vitória nos metros finais. Estou bastante contente e confiante, agora voltaremos ao Brasil para continuar a preparação e voltar à Europa para a primeira rodada da Yamaha R3 Europa, daqui a duas semanas.”
Alan Douglas (Diretor e chefe de equipe - AD78 Latin America)
“Foram duas semanas muito positivas na Espanha, conquistamos dois pódios, sendo uma vitória, e somamos muitos aprendizados para os próximos desafios. Nossos pilotos estão muito bem-preparados e toda equipe Yamaha MS Racing AD78 Latin America bastante motivada. Junto ao Enzo Valentim, Humberto ‘Turquinho’ já estará conosco para a segunda rodada do espanhol em Aragón, daqui a duas semanas antes da abertura do Mundial na Holanda, enquanto Gustavo Manso se prepara para a abertura da R3 bLU cRU.”